domingo, 14 de maio de 2017

Tem alguma coisa errada


Quando eu não entendia muito bem os meus sentimentos, e não compreendia o meu movimento diante do/no mundo, eu sentia que tinha alguma coisa errada. Não é possível que esse jeito que eu estava vivendo era coerente com o que eu deveria viver para que eu pudesse me sentir bem.
Anos de terapia, algumas leituras sobre filosofia, conversas e desabafos com vários amigos, e "boom!" Percebi o que estava errado.

Eu precisava mudar a rota. E, caramba, como é difícil mudar a rota! Eu percebia que não dava mais pra seguir do jeito que estava, mas não havia descoberto ainda como é que eu tinha que andar agora, só sabia que tinha que ser diferente. Terreno fértil para inseguranças, diante do desconhecido.
É como quando você está escrevendo um capítulo de um trabalho e se dá conta de que não está usando as referências mais apropriadas. Você sabe quais são as ideias que quer desenvolver, mas por quem e por onde começar? Só ler sem escrever ou fazer uma série de novas observações? Qual é o melhor método?
Perde-se o que havia antes e não se tem ainda algo a que se sustentar. Ideias são só ideais, muitas vezes. 

De início, vejo o quanto recaio em alguns vícios antigos. Exemplo: não vou mais procurar seguir um padrão específico estabelecido fora de mim de como ser e agir.
Estou segura e confiante. É isso! Vou confiar em mim, só tenho a mim nesse momento. 
De repente, uma nova situação surge e eu não estou ainda completamente amparada pelos meus novos ideais (confiança demora a ser estabelecida), e eu recorro ao antes, começo a pensar em como eu comumente agiria. 

Alguns minutos depois, ou talvez no dia seguinte, vem a tomada de consciência. Não, antes eu até poderia agir assim, hoje não posso mais, não quero. Alívio e uma pitada de vergonha, por ainda não estar completamente segura e não ter me ancorado nisso rapidamente. Mas eu me perdoo, leva tempo para a gente se acostumar com certas medidas e reformas restabelecidas.
Exercício constante. 
E, mesmo me sentindo bem agora, ainda vem o sentimento de "tem alguma coisa errada, será que eu deveria agir diferente?" 

É... parece que não dá pra fugir do receio. Ledo engano a sensação de que chegarei a ter certeza. Mas me conforta que, passados os minutinhos de desespero por duvidar de mim, vem a calmaria de que é aquilo mesmo o que eu quero. Coisa que antes era o oposto: passados os minutinhos de calmaria, eu retornava ao desespero constante.

É... é preciso ter muita coragem. Alguma coisa sempre vai estar errada mesmo, e eu aceito. Mas vão haver inúmeras outras que serão as mais verdadeiras e incríveis. E eu aceito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário