sábado, 11 de abril de 2015

Prates, o Piloto e a Depressão (Opinião)

Isso foi a coisa mais estapafúrdia, idiota, sem noção e incabível que eu ouvi esses últimos dias. Um cidadão que se presta a apresentar um telejornal que deveria servir de informação faz exatamente o contrário - e é o que mais acontece, infelizmente. 
A tragédia que foi a notícia do co-piloto Andreas Lubitz, que derrubou um avião nos Alpes Franceses e matou 150 pessoas, só haveria de gerar comoção em alguns e até mesmo raiva ou desgosto em outros pelo sentimento de impotência que esse tipo de situação gerou. Principalmente os familiares e amigos das vítimas que perderam seus entes queridos numa tragédia dita "proposital" pela condição de uma só pessoa. Infelizmente, esse tipo de notícia tem o efeito colateral de aumentar o estigma contra transtornos mentais que afetam boa parte da população mundial. 
Existem pessoas depressivas que cometem suicídio, isso é fato, mas nem todas as pessoas que têm depressão o cometem e, muito menos, tiram a vida de outras pessoas.
Luiz Carlos Prates diz no vídeo, entre outras afirmações preconceituosas, que pessoas depressivas são “covardes existenciais” e que deveriam ser “execrados” e “desprezados”. Afirmar o tipo de coisa que esse cara, que se diz jornalista, fez durante seu programa é algo extremamente inumano e de uma falta de conhecimento absurda, pura ignorância. 
A depressão existe, é uma realidade, e precisa ser olhada com cuidado e seriedade. Estigmatizá-la e deixá-la a mercê de meras especulações sem fundamento algum é desconsiderar o sofrimento de quem a vivencia e ignorar a condição de milhões de pessoas que lutam contra ela diariamente, para se manterem vivas inclusive.

Segue o vídeo da declaração do jornalista:



Diante disso eu só tenho a desejar duas coisas: que esse camarada nunca tenha depressão nem alguém muito próximo dele, e que ele volte a estudar e se informar muito mais antes de sair por aí abrindo a boca.

#naosejamostodosprates

Nenhum comentário:

Postar um comentário