segunda-feira, 30 de março de 2015

O que andamos ouvindo? (Música)

Eu sempre fico analisando as músicas quando ouço, seja ela boa ou ruim. Imagino o cara que compôs, em que momento ele estava quando escreveu, a causa, etc. Mas o que sempre me deixou com "faniquito" são as danadas das "músicas chiclete". Longe de mim julgar quem gosta, amém? Eu mesmo ouço todo tipo de música a depender do meu estado de humor e do lugar que eu esteja, porém, convenhamos, se a gente pára pra pensar...
Não queria fazer a linha mimimi mas ando percebendo que enquanto existem muitas (absurdamente) que banalizam os relacionamentos, em outras o cara está em um nível de sofrimento e dor de cotovelo que pelo amor da baronesa do café, alguém acolhe essa pessoa e indica uma ajuda psicológica?!!

Tem o cara que prefere estar perturbando a moça domingo de manhã do que estar em Dubai (essa eu jamais em toda minha existência vou perdoar). Tem o que dá um recado pra o atual da moça falando pra ele cuidar bem dela, pois ela gosta que reparem no cabelo dela (???). Tipo, o cara não tá mais com a menina, sei lá porque cargas d'água, ela deve ser uma pessoa bacana e ele tá arrependido de não ter dado mais atenção pra ela quando eles estavam juntos, aí ele tenta reparar isso mandando o atual dela fazer? Hã? Tem o que acha que vai ser difícil se apaixonar de novo, culpa a guria pelos juramentos que ela não cumpriu, aí em vez dele se tratar, trabalhar esse sentimento ele faz o que? Vai continuar nessa vida bandida até a moça voltar pra ele. Filho, sério que você acha que agora ela vai cumprir? Tem o que recebe um tratamento frio (gelo) da moça e opta por mandar vaia pra ela enquanto ele curte com a galera. Assim, a pessoa poderia superar tudo isso mas prefere ficar mandando vaia pra ex na festa?? Tem o que vai sair com os amigos e assume mesmo que vai trair a namorada, beber até cair no chão e avisa logo que se alguém perguntar ele não vai lembrar (esse eu não vou nem comentar pra não falar grosseria). Tem o que assina o "desquite" na mesa do bar (ê fanfarrão!). E tem Pablo!  

Enfim, eu não terminaria esse texto se fosse citar todas as que eu me lembro hora ou outra e que eu sempre escuto por aí. Infelizmente tenho memória de gravador. Fiquem a vontade pra comentar mais alguma que lembrarem, afinal, o choro é livre.
E fica a reflexão também, principalmente sobre o que andamos ouvindo por aí e até onde fugimos de certas realidades. É muita lamentação sobre o amor e pouca dedicação e compromisso. Já dizia o velho Freud: Qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa?

Fica a análise final sem conexão nenhuma com o sentido original do texto mas que me faz pensar sobre a qualidade artística da poesia e suas rimas:

Olha, 'cê me faz tão bem
Só de olhar seus olhos, baby, eu fico zen 
Coração acelerado a mais de cem! (Mas zen não é aquele estado em que o coração fica tranquilo?)
Juro que eu não quero mais ninguém
Você me faz tão bem. (De novo?)

Mas que pensamento bacana! Eu acho que eu tinha algo desse tipo no meu caderno da 4ª série!

Um comentário: